Wednesday, November 19, 2008

Sonhos Terríveis, de Andrew Fleming


Um ano depois de Pesadelo Em Elm Street 3, Jennifer Rubin, modelo da campanha original Obsession da Calvin Klein, protagonizou outro pesadelo. Primeiro filme de Andrew Fleming, esta história de terror psicológico é conduzida com simplicidade, atenção aos detalhes e concisão narrativa. O enredo segue os primeiros dias de uma paciente de hospital que acorda ao fim de treze anos em coma. Única sobrevivente de um culto hippie que praticou o suicídio em massa, a jovem tem visões do mentor do culto, que pretende finalmente completar o círculo suicida. Enquanto ela resiste aos seus apelos, vão morrendo misteriosamente os restantes membros da terapia de grupo onde foi inserida para se adaptar à realidade dos anos 80.
Com savoir faire, Andrew Fleming sabe gerir o suspense, induzindo imagens, em vez da opção mais dispendiosa de as mostrar abertamente, o que permite ao mistério fluir discretamente, através de um cuidado com os detalhes. O ritmo do filme é bem compassado, os valores de produção são eficientes e as explicações para o fenómeno fazem todo o sentido e são introduzidas de forma eficaz.

As interpretações de Jennifer Rubin, Bruce Abbott e de Harris Yulin estão acima de crítica e é de mencionar a presença do sempre magnético Richard Lynch, aqui com uma doçura assaz suspeita e invulgar para o corpo da sua carreira. Bruce Abbott reprisa o papel de médico que já o definira em Re-Animator (1985), sendo capaz de transmitir segurança e charme com um mero sorriso sincero. De notar que o seu cabeleireiro é muito melhor desta vez. Como curiosidade, Abbott é também arquitecto e foi casado com as actrizes Linda Hamilton (1982-1989) e Kathleen Quinlan (desde 1994).


Bad Dreams 1988

No comments:

Post a Comment