Sunday, November 23, 2008

Escuridão, de Jaume Balagueró


Enésima história de casa assombrada, Escuridão falha pela banalidade do argumento, das prestações e dos sustos. A direcção de fotografia cria algumas imagens interessantes na primeira parte mas, na ausência de uma história que as suporte, estas perdem-se no vazio de uma segunda parte simples e funcional.

Para não falar da aberração que é o clímax (Iain Glen no círculo é demasiado à pressão), como é possível que ninguém naquela casa ache que as senhoras vitorianas da foto encontrada no armário são demasiado bizarras (têm os olhos tão encovados que parecem usar óculos escuros), nem mesmo depois de a emoldurarem na parede ?

Em 1999, Jaume Balagueró apresentou um intenso Os Sem Nome(baseado no livro de Ramsey Campbell), mas desde aí tem escrito os argumentos e a qualidade narrativa decaiu sobremaneira (Escuridãoe Frágeis). Em 2007 teve sorte de o seu filme de zombies de câmara ao ombro ter caído no goto (Quarentena é o seu remake americano de 2008) e prepara já uma sequela, [Rec]2.

O elenco parece ter vindo de todo o lado. Anna Paquin é uma canadiana que cresceu na Nova Zelândia, Lena Olin é sueca, Iain Glen é escocês, Giancarlo Gianini italiano, Fele Martinez espanhol e o pequeno Stephan Enquist de Singapura (pai sueco e mãe espanhola). Não havia necessidade de tantos sotaques, quando nenhum é assustador.

Darkness 2002

No comments:

Post a Comment