Wednesday, November 19, 2008

Nevoeiro Misterioso, de Frank Darabont


Frank Darabont já adaptou textos de Stephen King para o cinema e para a televisão, uma vez com mais sucesso do que as outras. Os Condenados de Shawshank é uma inegável obra-prima, mas À Espera de Um Milagre parecia trabalho de tarefeiro. Nesse meio termo, surge o novo filme de Darabont sobre um conto de King, sobre um grupo heterogéneo de pessoas aprisionadas dentro de um supermercado durante um estranho nevoeiro.

A acção não demora muito tempo a arrancar e os monstros (e monstrinhos) que se escondem na neblina horrivelmente artificial dão um ar da sua graça, mas se íamos ver CGI infantilóide e marionetas trôpegas deveríamos ter sido avisados.

Quanto ao aspecto psicológico de muitas pessoas sob pressão, é absolutamente ridículo imaginar que em menos de 24 horas se tornariam fanáticos religiosos (a seguirem a tola da vila) capazes de sacrifícios humanos naqueles que antes eram seus vizinhos e amigos. Esse aspecto de fantismo religioso (que era muito menos patente no texto original de King) deverá entender-se como uma piscadela de olho ao islamismo (a líder espiritual do grupo diz a dada altura que o único Deus é o de Israel)?

O final foi rescrito por Darabont e pretende ser chocante, mas não passa de uma cruel idiotice. A que propósito é que a falta de gasolina equivale ao fim da esperança? E o modo como a situação muda de figura em segundos é lamentavelmente simplista, para não dizer pior. Estava na hora de embrulhar e embalar, é tudo.

The Mist 2007

No comments:

Post a Comment