Wednesday, November 19, 2008

Preciosa Iguaria, de Fuit Chan


Fruit Chan já realizara esta história para a compilação cinematográfica “3 Extremos”, que juntava três episódios do reino sobrenatural pelo mesmo número de realizadores orientais (Fruit Chan de Hong Kong, Takeshi Miike do Japão e Park Chan-Wook da Coreia), e gostou tanto do resultado que, no mesmo ano (2004), a expandiu para longa metragem. Bai Ling e Miriam Yeung voltam a reunir-se, mas há outros personagens mais desenvolvidos e pontos melhor atados. O final também foi completamente alterado, sendo que a cena com que a curta-metragem terminava nem sequer é abordada na longa metragem. O que é pena, pois o primeiro final resultava mais eficaz.

Mas esse é o único defeito. A história, aliás, funciona muito melhor enquanto longa-metragem, pois a pressão em chegar ao fim foi deixada de lado e a trama pode agora fluir com mais leveza.

O tema é o elixir da eterna juventude e beleza, que desta vez tomou a forma de uma típica iguaria chinesa, os bolinhos de carne. O segredo da confecção, ao contrário das receitas normais, esconde aqui mais do que o mero sabor. O ingrediente milagroso reside na carne de fetos humanos (este facto é revelado nos primeiros minutos de película). A cozinheira já foi médica de obstetrícia, parteira e abortista – e usa o próprio feitiço, pelo que ninguém lhe dá a idade que tem. Quando uma ex-actriz de novelas a procura para tomar do seu remédio, cria-se uma estranha relação entre as duas...

No comments:

Post a Comment