Wednesday, November 19, 2008

A Nona Sessão, de Brad Anderson 2001


Uma equipa de limpeza industrial é contratada para restaurar as infra-estruturas de um hospital psiquiátrico há muito encerrado devido a um escândalo envolvendo uma paciente. Na primeira inspecção ao espaço degradado, há um voz que cumprimenta o empreiteiro. A explicação do mistério reside na conjugação dessa frase com a última a ser proferida no filme (onde vive o Simon).
Infelizmente, nessas duas frases esgotou-se a imaginação do realizador e argumentista Brad Anderson, demasiado preguiçoso para criar um suspense consistente ou uma realidade credível. Tendo-se comprometido a fazer o trabalho de três semanas em apenas uma, mediante um bónus, é desconcertante verificar que raramente vemos a equipa de cinco homens atarefada, como se o trabalho se fizesse sozinho. Atribuem-se longos intervalos para almoço e um deles até passa o tempo a ouvir antigas gravações do tratamento de uma paciente com múltipla personalidade – de notar que este caso nada tem a ver com o mencionado escândalo, mas mera curiosidade num processo que caiu ao chão por acidente. E a atenção dispensada é tanta que ele se senta calmamente a ouvir mais uma bobina enquanto os outros reviram o hospício em busca de um companheiro desaparecido.
Nitidamente alicerçado na sua revelação final, A Nona Sessão é um entediante fait-divers entre um grupo de homens cujas atitudes vão apresentando ligeiras alterações de comportamento e a escuta das bobinas das nove sessões de um caso avulso da história do hospital, o qual só se torna relevante no último instante. Antes disso, assiste-se a um clímax excessivamente confuso e praticamente irrelevante. A única nota positiva que pode dar-se ao filme é que o twist final obriga a uma recapitulação de todos os eventos, para melhor compreensão.
A Nona Sessão marca o último papel cinematográfico de David Caruso, que desde 2002 se tem dedicado à série CSI: Miami, e Josh Lucas ainda não tinha dado início a um ciclo de maior exposição iniciado com A Diva da Moda (2002) e Hulk (2003), mas desde Stealth(2005) e Poseidon (2006) que regressou à obscuridade. Ben Anderson, realizador habituado à TV e ao cinema, assinou em 2004 O Maquinista, com Christian Bale num papel para o qual emagreceu 30 quilos. Anderson foi convidado para dirigir um episódio da sérieMasters of Horror (2006) e da Fear Itself (2008).
Session 9 2001

No comments:

Post a Comment