Thursday, February 14, 2019

Unfriended: Dark Web, de Stephen Susco

O passo seguinte ao found footage parece ser o laptop thriller, com o primeiro Unfriended (2014) a ser, pelo menos, a terceira longa metragem a usar a técnica de exibir toda a história pelo ponto de vista de um monitor de computador, sendo as interacções entre o narrador e os restantes intervenientes através da troca de mensagens em redes sociais, pesquisas no google e visualização de chats e vídeos. É um método de composição estético-narrativa que remonta a 2010 (Internet Story, 2010) e foi aprimorado em Noah (2013), duas curtas-metragens que abriram as portas para The Den (2013) e Open Windows (2014). A curta-metragem Webcam (2012) também foi esticada na longa-metragem Ratter(2015).

Se Unfriended era um thriller onde uma suicida regressava dos mortos para vingar-se daqueles que a tinham levado ao suicídio por bullying, a sequela (2018mantém o modelo gráfico do laptop thriller mas abandona o sobrenaturaloptando por uma trama onde é uma organização sádica que aterroriza um videochat de jovens em game night. É quase uma sequela directa de The Den (2013), ao ponto de, a dada altura, ser aberto um ficheiro de vídeo no computador de POV que é literalmente retirado desse filme. Inspiração ou homenagem, desconhece-se, mas o certo é que mais vale assistir ao drama original de Melanie Papalia do que a esta amostra requentada que nem sabe de que filme é sequela.

Unfriended: Dark Web só arranca ao cabo de meia hora, absorvido a desenvolver insatisfatórios personagens centrais pelos seus diálogos banais e nada que faça interessar pelo seu destino. Adiante-se que os poucos actos de violência são perpetrados off cameratendo como único efeito visual uma rudimentar distorção da imagem quando um dos vilões aparece em cena, para mascarar a sua identidadeA carreira de Stephen Cisco, aqui a estrear-se na realização, tem um currículo pindérico como guionista dos dois primeiros The Grudge (2004 e 2006), Red (2008) e Massacre no Texas 3D (2013). Unfriended: Dark Web é o seu primeiro guião não adaptado e, ainda assim, parece que é.

Curiosamente, Timur Bekmambetov (realizador da trilogia Night Watch, de Wanted e de Ben-Hur) produziu os laptop thrillers Unfriended, Unfriended: Dark Web, Unfollowed (ainda por estrear) Searching (2018) antes de apostar na realização do seu próprio laptop thriller Profile (2018).

Unfriended: Dark Web 2018

No comments:

Post a Comment