Thursday, February 14, 2019

Dark House, de Victor Salva

Realizador controverso pela condenação de abuso de menor com o protagonista do seu primeiro filme (Clownhouse, 1989), Victor Salva foi, ainda assim, discípulo de Francis Ford Coppolla, que via nele potencial e lhe conseguiu trabalho com Powder (1995), mas o passado do realizador incendiou um boicote que não agradou à Disney e Salva adoptou uma política de baixo orçamento que deu frutos em 2001, quando Jeepers Creepers abriu as asas. Agora que as filmagens do terceiro Jeepers estão finalmente na lata, cabe dizer que o segundo já não registou no sismograma e Rosewood Lane (2011) e Dark House (2014) não passam de nódoas.

Dark House começa com um título desmotivante e desce a partir daí. Com guião de Salva, o filme conta a história de uma casa que foi levada por uma enxurrada para lá da nossa realidade, é encontrada pelo herói e amigos, que a procuravam sem sucesso desde que este descobriu que a casa que desenha desde miúdo foi por si habitada quando lhe aprendeu os traços e entretanto se esqueceu dela. Uma vez lá, descobre a morada habitada por um estranho indivíduo e guardada por um grupo de imitadores do Undertaker da WWE, que se locomovem de lado e com as mãos a tocarem no chão, como gorilas a imitarem caranguejos, e arrastam machados como jogadores de hockey. Para além da casa assombrada no bosque e dos maníacos com machados, a narrativa inclui originalidades como fugir em linha recta para andar aos círculos; homem e mulher que se conheceram horas antes decidirem ter sexo pouco sanitário, sem receio de serem retalhados por assassinos que já os tentaram matar antes, naquele sítio; e uma realidade paralela, onde as pessoas normais não os vêem nem eles a elas, apesar de estarem no mesmo sítio. Banda sonora de Bennett Salvay, o compositor dos filmes de Salva desde Jeepers Creepers; curiosamente, têm apelidos quase iguais. Leslie Anne Down e Tobin Bell (saga Saw) são os nomes mais sonantes do elenco. O filme é de fugir.
Dark House 2014 

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