Thursday, February 14, 2019

A Freira, de Corin Hardy

Com um passado de videoclips e uma longa metragem de terror passada numa cabana no bosque (The Hallow, 2015), Corin Hardy acolheu A Freira como quem não sabe o que faz, tendo James Wan de vir fazer refilmagens, mas a palhaçada é tal que nem se sabe de quem é a culpa, ainda que grande parte caiba nos ombros do público, que continua a pagar para assistir a exemplos de manipulação abaixo de básica. Wan é, em grande parte, responsável pela revitalização do cinema de terror do novo milénio, começando com a saga Saw (2004-?), passando por um Insidious(2010-?) que já vai em quatro filmes e agora ramificando o fenómeno The Conjuring (2013-?) para onde quer que este aponte. Para além de quatro filmes titulares (The Conjuring 3 já está em pré-produção), a boneca Annabelle (2014) saiu de The Conjuring e contará com um terceiro episódio em 2019, de The Conjuring 2 saem agora a Freira Valak e segue-se The Crooked Man.

Assim como Annabelle: CreationA Freira é uma origin story, mas daquelas feitas em cima do joelho por quem não tem tempo nem imaginação a perder. Um exorcista e uma noviça são enviados pelo Vaticano à Roménia, para investigarem o suicídio de uma freira num mosteiro perdido a quilómetros da civilização. Seguem-se fenómenos paranormais onde cabe todo tipo de incoerência religiosa, concebida por ateus que se riem até dos agnósticos e o resultado é uma nódoa, ficando na memória apenas um pequeno cemitério com campainhas atadas aos caixões e um momento para fãs do videoclip de Smooth Criminal, de Michael Jackson. 

Quanto à freira má, na sua encarnação interpretada pela actriz Bonnie Aarons, apresentada em The Conjuring 2 e dominando o cartaz de A Freira, a sua presença é praticamente ausente, o que é mais uma prova da incompetência de Gary Dauberman (o mesmo argumentista das três Annabelles). Demián Bichir é o exorcista que pouco exerce e Taissa Farmiga é suposto ter visões que poderiam ajudar a investigação, mas esqueceu-se dos alucinogénicos no outro hábito. Fica a curiosidade de ser a irmã 21 anos mais nova de Vera Farmiga, protagonista dos titulares The Conjuring.

The Nun 2018

No comments:

Post a Comment