Thursday, February 14, 2019

Dez Por Dez, de Suzi Ewing

Um homem sequestra uma mulher num parque de estacionamento e aprisiona-a num pequeno quarto almofadado da sua propriedade, a qual contradiz o aspecto rude do morador pela sua extensão e dispendiosa arquitectura moderna (até foi alvo do programa BBC Grand Designs). Durante a primeira meia hora, nada de sabe sobre protagonista e antagonista, e depois o guião abana os pratos à balança, será ela uma vítima indefesa ou ele um vingador justificado. Duas escaramuças anedóticas, nas quais captor e captiva se agridem ao longo da casa com os mais variados itens do Ikea, informações sobre o pano de fundo dadas através da televisão (serão gravações) e tão pouco tempo passadodentro da caixa que o título é quase incidental (dez por dez são as medidas da cela), estes são os elementos mais marcantes de um thriller previsível, presunçoso epior do que tudo, irritante.

Sem verdadeira tensão, sente-se apenas uma ligeira curiosidade em saber porque é que Luke Evans e Kelly Reilly aceitaram o freteSe, ao menos, Michael Fassbender fosse um dos protagonistaspoderiam tecer-se paralelismos com Eden Lake (2008), filme onde a mesma actriz fugia de um grupo de adolescentes homicidas com igualmente desastrosos resultados. A estreante Suzi Ewing filma os planos de forma pragmática e, provavelmente, não houve lugar a muitos takesNoel Clarke escreveu e, para que não lhe fossem feitos muitos danos, produziu, mas fica claro porque é que este actor/realizador preferiu que outra pessoa assinasse o resultado.

10x10 2018

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