Thursday, February 14, 2019

Annabelle 2 A Criação do Mal, de David F. Sandberg

Com o franchise de Insidious (2010 e Insidous 2, 2016) e de The Conjuring (2013, The Conjuring 2, 2016) a servirem de alicerces, o produtor e realizador James Wan arregaçou as mangas dos spinoffs. A boneca Annabelle foi vista numa vitrine de The Conjuring e já conta com dois filmes, The Nun Crooked Man apareceram brevemente em The Conjuring 2 e são já nomes de cartaz para 2018 (ano para o qual se prevêem Insidous 4 The Conjuring 3).

Annabelle: Creation é a prequela de Annabelle (2014), começa na construção da boneca e termina no início do filme anterior, mas pelo meio não passa de um adereço em madeira que não se mexe nem serve para nada porque, ao contrário de Chucky (a franchise do Boneco Diabólico conta já com seis volumes), o demónio que a usou como portal para ascender ao nosso mundo parece dispensá-la nas suas maldades, mas como está no título há que alimentar alguns clichés com a sua presença, numa vivenda vitoriana situada num planalto solitário, onde um casal decidiu brincar aos orfanatos, albergando uma freira e seis órfãs.

David F. Sandberg é o realizador do curioso Lights Out (2016), mas uma olhada ao guião de Gary Dauberman fê-lo ligar o piloto automático e instalar um botão para os violinos infernais avisarem a plateia sobre quando saltar na cadeira. Todos os personagens tomam decisões estúpidas como deambularem pelos corredores à noite, meninas sozinhas atraídas por barulhos nas sombras que devem ser investigados sem perder tempo nem acender a luz. Na maior confusão, a dada altura, tanto o demónio quanto Annabelle semeiam o pânico em locais diferentes.

Os vários encontros com a entidade maligna são barulhentos, mas só os intervenientes individuais os ouvem, continuando os restantes moradores a dormir como bebés. Uma das meninas, a recuperar de poliomielite, tem de destrancar a porta de um quarto e a da despensa na sua incursão por território proibido, mas ninguém a ouve; outra dá tiros com uma espingarda que tem uma bola presa a um cordel e recolhe a bola com uma manivela, ouve passos apressados no corredor, grita, tudo faz barulho e mais ninguém ouve. Uma cadeira de rodas ocupada é empurrada à força pelo caminho entre a casa e o celeiro, a ocupante grita e esperneia, é atirada para dentro do celeiro e a porta bate sozinha, mas as restantes órfãs, reunidas a curta distância, nada ouvem ou veem de estranho. E a que propósito é que a freira do The Conjuring 2 faz uma visita, é apenas para manter a curiosidade no seu filme a solo de 2018?

Annabelle: Creation 2017 

No comments:

Post a Comment