Tuesday, August 16, 2011

I Saw The Devil, de Kim Ji-woon

Quando a noiva de um agente dos Serviços Secretos é violada e decapitada, este aproveita os dias de baixa para encontrar o assassino. A diferença está em que, desta vez, a vingança não se serve de uma vez. O agente secreto faz o assassino engolir um localizador GPS (sem que este o saiba) e persegue-o, para puni-lo de cada vez que este tenta reincidir.

Já o tema era intemporal quando Dostoyevsky fantasiou sobre ele. O crime & castigo termina sempre com a expiação dos pecados por parte do criminoso (ou não haveria castigo), mas longe vão os tempos em que o dito se remói de consternação e arrependimento. É o caso de I Saw The Devil, onde um serial killer é sujeito a tácticas de amestramento por parte do herói, mas a violência atinge extremos tais que se perde a definição de certo e errado e a qual se refere o Diabo do título.

Não sendo tão inovador como Oldboy (2003), I Saw The Devil não deixa de mesmerizar pela forma como estica os limites do género. O jogo de gato-e-rato entre psicopata e vingador, em forma de lição, parece fugir continuamente ao controlo do realizador, como se os personagens tivessem vida própria. Apesar da estilização irrepreensível e de prender a atenção com rédea curta, há factores que excedem a capacidade de suspension of disbelief, como a aptidão regenerativa do vilão, que se levanta após agressões que deixariam uma pessoa a um sopro da morte, continua a utilizar o braço depois de partido e a caminhar com o tendão de Aquiles cortado. Um pouco mais de adesão às leis da biologia teria ajudado.

Mesmo com algumas derrapagens ocasionais, o sul coreano Kim Ji-woon prova que ainda é possível revolucionar o género, apostando numa violência tão realista quanto atroz, para fazer a audiência duvidar da justificação das acções do herói, que pune constantemente o psicopata, mas de cada vez que o deixa vivo as consequências se tornam mais imprevisíveis. Entre a dor e o ódio, é fácil perder-se a humanidade.

Akmareul Boatda 2010


No comments:

Post a Comment