Variações sobre um tema morto e enterrado. Em 1996, Gritos foi um regresso aos slashers dos anos 80 e brindou-se a uma nova geração, com a moda a ser sustentada por Sei O Que Fizeste O Ano Passado(1997) e Mitos Urbanos (1998). Mas, inevitavelmente, cada sequela provou ser pior do que a anterior e, onze anos depois de Gritos 3, o mundo não precisava de mais uma adição ao título.
Há uma frase no filme que diz que se faz um remake para superar o original, mas toda a gente sabe que, na verdade, o objectivo é o de capitalizar no seu sucesso sem o esforço de criar algo novo. Pelo menos, nas sagas dos anos 80, grande parte da magia residia nos efeitos especiais, na constante tentativa de ser inventivo nas mortes e ir mais além de cada vez, fosse a rudeza de Sexta Feira 13 ou o festim de Pesadelo Elm Street. Em Gritos, há apenas uma voz a mandar bocas ao telefone e um tipo com uma máscara que parece chorosa em vez de ameaçadora, a brandir uma vulgar faca de mato.
Gritos provou ser um filão, mas pelo remate da trilogia já estava moribundo. Assim como a sua paralela satírica, Um Susto de Filme(2000, 2001, 2003 e 2006), que chegou primeiro às quatro tomas.Gritos 4 traz de volta os actores principais Neve Campbell, David Arquette e Courteney Cox e a equipa Wes Craven / Kevin Williamson, realizador e argumentista, que tinham sido separados em Gritos 3,com o guião de Williamson a ser rejeitado e Craven obrigado a realizar (condição para que a Miramax desse luz verde ao seu drama musical Melodia do Coração, de 1999). Alguma fricção ainda chegou a haver no set de Gritos 4 quando Ehren Kruger, argumentista deGritos 3, foi chamado para rescritas.
Gritos 4 nem chega a ser mais um estertor para o título. Tamanha falta de ingredientes novos pedia medidas desesperadas, uma nova máscara, uma faca da Hibben, um mínimo de suspense. Infelizmente, não passa de uma banal visita a um matadouro preguiçoso, com um final tão tarefeiro que desmoraliza. Kevin Williamson teve um inicial período de ouro: Gritos (1996), Sei O Que Fizeste No Verão Passado (1997) e Mistério na Faculdade (1998). Em 1999, decidiu que não sabia só escrever, mas O Rapto da Senhora Tingle (1999) foi um desastre e ele virou-se para o pequeno ecrã, onde criou e desenvolveu as séries Dawson’s Creek (1998-2003),Wasteland (1999), Glory Days (2003), Hidden Palms (2007) e The Vampire Diaries (2009-2011). Em 2005, Craven e Williamson juntaram-se para o medonho Amaldiçoados, premonitório no que toca a Gritos 4.
Wes Craven ficará para a História como o criador de Pesadelo
Scream 4 2011
No comments:
Post a Comment