Tuesday, August 16, 2011

Insidioso, de James Wan

Será uma casa assombrada? Será um reflexo na fotografia? Não, é o Super Projector Astral, cujo espírito é capaz de viajar para a Terra do Mais Além, infelizmente deixando o seu corpo vazio e indefeso enquanto passeia por latitudes não cartografadas, e há demónios que querem possuir-lho para andarem a fazer maldades por aí. Se este intróito soa anedótico, deveriam ouvir o que mais é dito de cara séria neste filme.

A única ousadia de Insidioso está em mudar de barco a meio da travessia, de casa assombrada para possessão demoníaca. James Wan e Leigh Whannell nasceram precisamente com dez dias de diferença, o primeiro na Malásia e o segundo na Austrália, e fizeram juntos uma curta metragem de nove minutos, intitulada Saw (2003), que rapidamente foi transformada em sete longas metragens. Wan só realizou o primeiro Saw (2004) e escreveu o terceiro, enquanto Whannell escreveu para os três primeiros antes de passar o testemunho. Voltariam a reunir-se em 2007, com Dead Silence, sobre uma marioneta de ventríloquo assassina.

Quem quiser contar o número de filmes que sobre assombrações e possessões, prepare-se para descalçar-se, e mesmo assim não terá dedos que cheguem para tanta obra. O uso de caça-fantasmas também já não é novidade (O Orfanato, 2007) e lamenta-se a falta de imaginação, porque ruídos e portas que se abrem ou fecham sem intervenção humana já está muito visto. Insidioso não traz nada de novo e ainda acaba com um vulgar e previsível twist. Custa ver Patrick Wilson e Rose Byrne vergarem-se a tamanha falta de inspiração e é curioso notar que Barbara Hershey já foi abusada em filme por um espírito atrevido (em O Ente Misterioso, 1982, eram visíveis marcas de dedos a percorrer-lhe os seios, atribuídas a uma mão fantasma, produzidas por um eficiente sistema de pressão de ar quente inventado pela equipa de efeitos especiais). Parabéns pelo uso de Nuvole Bianchi, canção para piano do italiano Ludovico Einaudi, mesmo que o espírito não tenha aprovado.

Insidious 2010


No comments:

Post a Comment