Friday, September 18, 2015

Ex Machina, de Alex Garland

Após o seu romance A Praia ter sido adaptado (por John Hodge) para Danny Boyle (2000), o escritor e o realizador colaboraram em 28 Dias Depois (2002) e em Sunshine (2007). Seguiram-se os guiões de Never Let Me Go (2010) e Dredd (2012) antes de Ex Machina, estreia de Alex Garland atrás das câmaras. É a aventura de um jovem programador convidado a avaliar o comportamento da mais recente aposta em inteligência artificial do seu patrão, um cientista milionário, e as consequências da semana de contacto com a mais bela criação humana, que tanto poderá ser uma criança curiosa em corpo de mulher como uma manipuladora prisioneira de aparência angelical.
Infelizmente, a concretização proposta por Garland é unidimensional, previsível e tarefeira, deixando uma indelével, flagrante e desencorajadora sensação de déjà vu. Em poucos dias, não só o virginal avaliador de cabelo de cenoura se deixa seduzir pelo andróide, como se questiona se não será ele a máquina testada. No final, atropelam-se noções de simbiose e futilidade feminil em sede da necessidade de liberdade ou objectivo básico de fuga.
Ex Machina reduz-se a uma sonolenta variação do que parece um episódio da Quinta Dimensão e remonta, afinal, à terceira temporada de Star Trek (1969), apostando tudo no encanto de Alicia Vikander e numa vulgar estética de esterilidade. Os membros translúcidos da figura mecânica são interessantes, mas esgotam-se depressa. Constantes citações e referências à alegoria da caverna de Platão, ao Prometeus de Mary Shelley e a Openheimer e à sua bomba atómica são absolutamente redundantes.
Ex Machina 2015

No comments:

Post a Comment