Friday, May 31, 2013

The Final Terror, de Andrew Davis

Na ressaca do inesperado sucesso de Sexta Feira 13 (1980), os slashers começaram a cair dos céus e a aterrar em tudo o que era bosque ou tinha árvores por perto. Em 1981, um grupo de jovens desconhecidos foi reunido à pressa e atirado para a floresta mais cerrada da Califórnia. O resultado chegou a ter três títulos à escolha, e ainda mais estranho é que teve cinco argumentistas e o máximo que conseguiram foi colocar os actores a andar em círculos.
 
Sem distribuidores interessados durante dois anos, The Final Terror foi bafejado pela sorte quando os seus actores começaram a ser reconhecidos noutros projectos: Adrian Zmed, Daryl Hannah e Rachel Ward. Hoje, é ainda possível identificar, de imediato, Joe Pantoliano. Lewis Smith, uma espécie de sósia de John Travolta sem metade do estilo, deve ter chorado durante as filmagens, depois de ter participado no muito mais profissional Southern Comfort (1981) de Walter Hill (que foi do forno à mesa no mesmo ano).
 
Segundo trabalho de Andrew Davis, um citadino natural de Chicago, a cometer o erro de aventurar-se nos bosques antes de aprender auto-defesa com Chuck Norris (O Código do Silêncio, 1985) e Steven Seagal (Nico À Margem da Lei, 1988). O homem que viria a dirigir O Fugitivo (1995) viu-se em dificuldades: as cenas nocturnas não têm luz e as diurnas não têm interesse. Nem sequer tirou partido das pernas compridas do elenco feminino, num desperdício que só pode desculpar-se pelo desnorte da produção. O enredo, que conta com Ronald Shusett (Alien, 1979) entre os guionistas, versa sobre um grupo de rangers que vai passar um fim de semana no bosque e começa a desconfiar de que o motorista do autocarro pode estar envolvido no desaparecimento de dois membros do grupo. Entretanto, são perseguidos por alguém que se camufla num fato de pêlo e vive numa cabana perdida no arvoredo. Esta nuance vai ao encontro da história de assustar que é contada à fogueira, na primeira noite, sobre uma louca que vive na floresta com o filho.
 
Ao incluir uma descida em barco insuflável num riacho, o filme pisca o olho (inadvertidamente, quem sabe) a Deliverance (1972) e, ao pôr os jovens a armadilharem um pedaço de floresta para apanharem “o motorista”, antecipa-se a Rambo: A Fúria do Herói (1982). Como notas de rodapé, a louca é interpretada por um homem; Andrew Davis e Ronald Sushett voltaram a trabalhar juntos na estreia de Steven Seagal, um filme que Roger Ebert descreveu como tendo mais 50% de guião do que era necessário (foi um elogio).
 


The Final Terror ou Campsite Massacre 1983

No comments:

Post a Comment