Friday, December 19, 2008

Eden Lake, de James Watkins

O argumentista de O Olho Que Tudo Vê (2002), Gone (2007) e A Descida 2 (2009), em 2008 sentiu-se com coragem de realizar e o resultado foi Eden Lake. Cabe esclarecer que O Olho Que Tudo Vê era um thriller pindérico que ia a reboque dos concursos em formato reality show e Gone um inane road movie com um psicopata de cartilha. A Descida 2 terá a tarefa ingrata de suceder a uma pequena obra-prima de terror (A Descida, de Neil Marshall, 2005) e irá com certeza desiludir.

Eden Lake é, como as restantes obras mencionadas, uma desilusão. Impressionado com o facto de as criaturas malignas do filme francês Eles (2006) serem adolescentes, decidiu atirar um casal londrino para um fim de semana de campismo selvagem, desconhecedor do quão selvagem este iria ser. O casal monta tenda numa praia situada algures por trás de um imenso pinhal e é incomodado por um grupo de jovens barulhentos, mas não satisfeito com uma primeira noite cheia de apreensões, decide ficar e repetir a proeza. Primeiro erro? Infelizmente, não. Antes desse, já outros se tinham verificado e qualquer pessoa com o mínimo de juízo teria feito as malas e ido procurar outro poiso. Talvez por isso, é tão difícil simpatizar com o casal protagonista, mesmo depois de os problemas começarem. Há algum suspense e emoções tépidas, mas a intenção de manter um tom realista na perseguição montada faz com que não se assista a nada de novo. Na recta final, a protagonista acaba por dar muito pouca luta e o desfecho, em vez de ser chocante, é patético. Além disso, custa a acreditar que seis adolescentes de famílias diferentes estejam fora de casa mais de 24 horas sem que nenhum dos pais queira saber deles, nem sequer da rapariga do grupo.

A actriz Kelly Reilly está muito querida em As Bonecas Russas (2005), mas em regra é embirrante e antipática, como em A Residência Espanhola (2002) e Ms Henderson Presents (2005). Em Eden Lake, faz de parvinha, o que não é um passo na direcção certa. Michael Fassbender, de 300 (2006) e Fome (2008) também não é empático. E isto é o pior que podem ser as vítimas de um filme de perseguição por quem devemos torcer.

Eden Lake 2008

2 comments:

  1. Muito bom, apesar de nao ser bem o meu género. Fiquei surpreendido com o final, inesperado. A cinematografia é intocável, boas interpretações. A história, é cruel, provavelmente deliciosa para os amantes do género.

    ReplyDelete
  2. o início do filme é interessante, especialmente a cena em que o namorado vai a casa dos pais dos adolescentes, mas a meio da noite da perseguição já não há paciência.

    ReplyDelete