Tuesday, September 17, 2013

The House on Sorority Row, de Mark Rosman

Após uma partida mal sucedida, onde a madre de uma residência de estudantes acaba no fundo da piscina, uma figura passa a festa dessa noite a matar as jovens que considera responsáveis. Tendo em conta que a saga Sexta Feira 13 já era uma trilogia em 1982, é fácil concluir que The House on Sorority Row (1983) não é mais do que uma variação básica do género slasher, a seguir-lhe as pisadas no interior de uma república feminina. Jason Voorhees, o assassino imortal de Sexta Feira 13, era uma criança que se afogava alvo de uma partida num campo de férias, e a sua mãe voltava para vingar-se quando o parque, anos mais tarde, foi reaberto. É contar as semelhanças.
 
The House on Sorority Row é um and then there was one de pacote, estreia de Mark Rosman como argumentista e realizador, curiosamente antes de transitar para o universo televisivo da Disney, onde se enterrou no anonimato. O filme conta com as participações de Harley Jane Kozak e Eilleen Davidson, que viriam a tornar-se familiares do público da programação diurna, tem dois toplesses como manda a receita e o assassino torna-se previsível assim que se vê a decoração do sótão. No campo das contradições, o médico (mistura de obstetra e psiquiatra?) que assistiu ao trabalho de parto da madre (na cena de abertura) parece surpreso pela sobrevivência do filho desta (perto do clímax), mas numa cena de hospital vemo-lo gravar uma mensagem sobre um paciente demente (antes dos crimes), que necessitaria de três meses de internamento imediato, e não parece credível que estivesse a referir-se à própria madre.
 
O desfecho é hilariante, com a única sobrevivente do massacre a disparar vários tiros à queima-roupa sobre o agressor e este, qual Michael Myers vestido de arlequim, nem sequer reage às balas (continua a avançar sem uma única contracção); porém, descarregada a arma, ela socorre-se de um espeto (uma boneca sem cabeça, onde o espeto encaixaria) e ele sente imediatamente dor, tropeçando na abertura do sótão e caindo pelo fosso. Seria uma pistola de alarme?
 
The House on Sorority Row 1983

No comments:

Post a Comment