Tuesday, September 17, 2013

Chamada de Emergência, de Brad Anderson

Ninguém sabe há quanto tempo Halle Berry esperava por esta chamada, de dedos já adormecidos na posição de figas, as unhas roídas pelo nervosismo de não saber se alguma vez voltaria a ter um papel que não fosse troçado, sem ter de expor o torso novamente. O filme esteve para ser realizado por Joel Schumacher, que já manteve Colin Farrell numa cabina pública durante um filme inteiro, com Kiefer Sutherland do outro lado da linha, a fazer horas para ser chamado para a série 24. Brad Anderson, realizador de suspense que saltita entre a televisão e o cinema desde 1995, aceitou ser o contacto de emergência, questionando-se se conseguiria reduzir a camada adiposa infantil de Abigail Breslin (Zombieland, 2009), como fizera com Christian Bale para O Maquinista (2003), mas a actriz não teve a mesma força de vontade. Esta produção dos Estúdios WWE e da Troika Pictures não faz milagres, mas pode contar-se com uma premissa inesperada, um thriller escorreito e acção emocionante.
Não se confundindo com Cabine Telefónica (2002), Cellular (2004) nem Compliance (2012), Chamada de Emergência assenta no telefonema entre uma vítima de sequestro e a operadora do serviço de 112 (911 nos EUA) que recebe o pedido de socorro, desdobrando-se em mensagens de encorajamento, conselhos de sobrevivência e alertas à polícia no terreno. O terceiro acto tem sido criticado por ocorrer após a chamada telefónica ser desligada, mas a lógica permanece: o lamento mais frequente dos operadores é, depois de passarem o recado aos agentes de uniforme, não saberem o desfecho dos acontecimentos que lhe são narrados – e a protagonista não quer que tal suceda desta vez, convencida de que o raptor é um assassino que já escapou às malhas da justiça uma vez e tem com ele uma vingança pendente. Na concretização, o argumentista Richard D’Ovidio (cujo currículo assentava em apenas dois títulos de 2001: 13 Fantasmas e Exit Wounds) não vai para além do credível, ficando apenas por explicar porque é que ninguém revolveu, à procura de pistas, a cabana do raptor, deixando essa missão para a protagonista, horas mais tarde. Entre os imperceptíveis pontos que ajudam a cimentar a nota positiva, assinala-se a salutar a eleição do filme Bridesmaids (2011) como o favorito das personagens.

The Call 2013

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