Tuesday, September 17, 2013

Irmandade de Sangue, de Stewart Hendler

Remake, só em título parcial, de The House on Sorority Row (1983)Sorority Row é o típico teenage slasher de serviço, que se diz baseado no guião Seven Sisters, de Mark Rosman (realizador e argumentista de The House on Sorority Row), mas mistura desbragadamente Gritos (1996) e Sei O Que Fizeste No Verão Passado (1998). No original, uma partida de um grupo de elementos de uma fraternidade feminina termina com a morte da madre da residência, mas a festa dessa noite tem um convidado surpresa; no remake, a partida não envolve a madre (Carrie Fisher, nesse papel, até vem ajudar na recta final) e há um hiato de oito meses entre o crime e a vingança, mas a ideia base de ir depenando o grupo uma a uma mantém-se.
Apesar de reconhecer-se algum cuidado na composição narrativa e gráfica e o filme avançar de forma satisfatória e sem tempos mortos, a racionalização final para os homicídios é de tal modo frágil que a desilusão é tão mais brutal quanto o guilty pleasure que se foi acumulando. Retroactivamente, este percalço arruína qualquer reacção até aí positiva. O clímax é grosseiro e canhestro, ao ponto de incluir personagens humanas que são violentamente agredidas no rosto e se levantam de seguida, sem um arranhão ou um queixume. Desconhece-se onde andaria o departamento de maquilhagem quando mais era necessário, mas debilitou a contenção do descrédito e aumentou exponencialmente o desinteresse no sucedido superveniente.
O uso de togas para confundir a identidade do assassino é mais um treçolho do que uma piscadela de olho a Gritos e a distância de vários meses entre o acidente e a vingança soa demasiado a Sei O Que Fizeste No Verão Passado, que aqui passaria para Outono. Briana Evigan, Leah Pipes e Jamie Chung tentam encher o olho à plateia, com Rumer Willis (filha de Bruce Willis) a camuflar-se, sem sucesso, entre elas. Fica apenas na memória uma morte que envolve uma garrafa e uma chave de roda para pneus. Pouco gore e nudez fugidia de duas figurantes.

Sorority Row 2009

No comments:

Post a Comment