Friday, June 29, 2012

Twixt, de Francis Ford Coppola


Discípulo de Roger Corman nos seus anos formativos (O Terror, 1963), o cineasta Francis Ford Coppola vem, uma vez mais, assinar o seu declínio. Depois de ter aberto caminho a tiro, o maior expoente da sua carreira permanece enterrado nos anos 1970. O Padrinho(1972 e 1974) e Apocalipse Now (1979) fizeram-no sonhar com um musical que lhe arruinou o estúdio (Do Fundo do Coração, 1982), rixas entre adolescentes ainda o aguentaram na primeira metade da década de 1980 (Os Marginais e Rumble Fish, 1983), mas a partir daí foi sempre a cair, do casamento de Peggy Sue (1986) às cantorias doCapitão Eo (1986) e nem o carro de Tucker (1988) pegou. Do fundo do poço da indiferença pública, apelou a dois títulos com valor de mercado: O Padrinho (1990) e Drácula (1992). O mal das mezinhas é que têm efeito passageiro.
Em Twixt, o realizador escolheu Val Kilmer para protagonista e ofereceu duas cenas à ex-mulher do actor, Joanne Whalley, que entre 1988 e 1996 foi Joanne Whalley-Kilmer. A magia de Willow (1988) perdeu-se de tal maneira que as turras de Kilmer com o IRS, em2011, a levaram a exigir-lhe a casa como garantia do cumprimento da pensão de alimentos. Estrelaram Dinheiro Sujo (1989), mas a presença de ambos em Played (2006) é praticamente uma miragem: Kilmer entra apenas durante um minuto e não contracenam juntos. Em Twixt, separa-os uma chamada de skype: ela é apenas um rosto num computador portátil, presumivelmente até em actuação pré-gravada.
A história de Twixt surgiu a Coppola num sonho, que o realizador desenvolveu. Segundo ele, uma história de terror gótica com laivos de Poe e Hawthorne, mas os sonhos são assim, não se confundem com a realidade. Twixt é um equívoco. Horrendo, sim, mas pela incapacidade em transmitir mais do que um fait-divers ensonado, uma fantasia que mistura um escritor de quinta categoria e o quintessencial Edgar Alan Poe (muito bem composto por Ben Chaplin), que se cruzam em sonhos (lá está a inspiração), numa terreola onde um padre matou, há muitos anos, as órfãs a seu cargo e actualmente há um corpo na morgue com uma estaca no peito. Nem David Lynch seria capaz de rir-se do depauperamento de Twixtface a Twin Peaks.
Val Kilmer já foi Morrison, Elvis, Batman e O Santo, mas agora não passa de uma amostra de Brando em final de carreira. Bruce Dern também já foi magro e Elle Fanning continua na sombra da irmã Dakota. Francis Ford Coppola mostra-se preguiçoso a escrever e autista a dirigir. Os sonhos a preto e branco, com coloração específica de elementos esparsos, recordam o peixe dourado deRumble FishTwixt quer dizer Entre.
 
Twixt 2012

No comments:

Post a Comment