Monday, March 19, 2012

Mientras Duermes, de Jaume Balagueró

Jaume Balagueró licenciou-se no género fantasmagórico com o excelente Os Sem Nome (1999) e, entretanto, obteve o doutoramento através de provas dadas com Escuridão (2002), Frágeis (2005) e doisRec (2007 e 2009). O sucesso deste último título, sobre um prédio em quarentena sob ataque de zombies, conduziu a um remakeamericano e respectiva sequela. O cineasta está de volta, com um novo thriller, também passado quase integralmente no interior de um edifício, mas isento de elementos sobrenaturais. Excepcionalmente, não assina o guião, que é obséquio do amigo Alberto Marini, produtor executivo de Escuridão e Frágeis.
Enquanto Dormes é um filme inquietante, um exercício de suspensefocado na mente retorcida do porteiro de um prédio residencial. À superfície, trata-se de um homem normal, que visita diariamente a mãe no hospital e cumpre os seus deveres profissionais com diligência. Contudo, tem um método muito peculiar de relaxamento: para além de enviar cartas anónimas de conteúdo perturbador à bela condómina do 5ºB, todas as noites se esconde debaixo da cama dela até ela adormecer e, num manto de impunidade, desdobra-se em maldades, que incluem a adulteração dos seus produtos de beleza, provocando-lhe irritações na pele, e outras de contornos mais negros.
O domínio de Balagueró está em manter a curiosidade centrada nas motivações do protagonista. Porque atormenta ele esta condómina? Terá a ver com um dos relatos que se ouve na rádio durante o genérico, onde um homem diz que, sem os filhos, perdeu a razão de viver, prender-se-á com a mãe incapacitada, haverá outra razão lógica, ainda por descobrir, ou é ele, pura e simplesmente, psicopata? A explicação, depois de muita tensão, não falta. Enquanto Dormes agarra a atenção da audiência de forma impiedosa, ainda que não lhe faça gelar o sangue. Luis Tosar e Marta Etura asseguram representações convincentes.
Mientras Duermes 2011

No comments:

Post a Comment