Monday, March 19, 2012

Ao Lado da Pianista, de Denis Dercourt

Mélanie, uma aspirante a pianista de 10 anos de idade, treina incansavelmente para a audição de aceitação ao Conservatório de Música mas, quando a Sra. Fouchócourt, do júri de admissão, se predispõe a assinar um autógrafo durante o recital, a pequena desconcentra-se e é rejeitada. Isto faz com que baixe a tampa do piano e substitua o seu objectivo. A oportunidade de vingança surge dez anos depois.
Escrito e realizado por Denis Dercourt, Ao Lado da Pianista conduz o seu mistério de forma lenta e concertada, aproveitando bem os cenários, a música e a relação de dependência entre as personagens, mas vive demasiado à custa de coincidências. A personagem de Mélanie, dez anos depois de ter sido recusada pelo Conservatório, ao qual nunca mais tentou ingressar, vai estagiar para o escritório de advogados do marido da Sra. Fouchócourt e oferece-se para tomar conta do filho dele durante o verão, período em que a esposa se prepara para alguns concertos radiofónicos importantes para a sua carreira, e encontra-a pouco confiante por causa de um recente acidente rodoviário. Tudo lhe corre de feição. Ganha a afeição da pianista e até faz rolar entre ambas uma certa atracção lésbica, apenas de modo a poder dar a estocada final em toda a família Fouchócourt: ausenta-se do seu papel de vira-pautas num momento crucial e a prestação da pianista ressente-se, mas ainda assim esta declara o seu amor pela jovem por escrito e esta fá-lo ler ao marido, destruindo assim a harmonia do lar e ainda magoa as mãozinhas do menino ao ensiná-lo a tocar depressa demais.
Sobram as representações excelentes de Catherine Frot e de Déborah François (também por lá anda Pascal Greggory, mas muito secundário) e a banda sonora de Jerome Lemonnier, que enquadra bem as faixas de Chostakovitch, Schubert e Bach.
La Tourneuse de Pages 2006

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