Tuesday, November 24, 2009

A Perfect Getaway, de David Twohy


David Twohy está de volta. Em low profile desde As Crónicas de Riddick (2004), o seu nome é dos que deixam saudades. Estreou-se atrás das câmaras em The Arrival (1996), uma deliciosa história de invasão extraterrestre que praticamente dispensou efeitos especiais e apanhou de surpresa as bilheteiras intergalácticas em Pitch Black(2000), com Vin Diesel à solta num planeta cheio de criaturas pouco amistosas.

As Crónicas de Riddick conheceu uma recepção fria, mas a versão do realizador vendeu 1.5 milhões de cópias no dia do lançamento, pelo que uma trilogia se encontra em desenvolvimento. No último Comicon, o actor fazia saber que um guião estava finalizado.

Entretanto, chega A Perfect Getaway, um ataque tão sorrateiro comoPitch Black, desta feita redireccionando o thriller para um paraíso tropical. Após a notícia sobre assassinos a monte no Havai, um casal em lua de mel é confrontado com a possibilidade de estar a viajar com os criminosos. Três casais e uma dúvida é o suficiente para manter o suspense no máximo durante três quartos da duração, ficando o alucinante final a cargo de uma perseguição sem quartel, a rasgar a ténue película da realidade.

Não parece muito, mas é aqui que Twohy é mestre. Com humor e discrição, vai construindo a tensão com mão segura, não restando ao espectador mais do que ficar à mercê da condução da narrativa, a interpretar as pistas como migalhas com sabor a mel. A compensação tarda, mas não falha. E apanha-nos desprevenidos através dosflashbacks em filtro azul, cisão que prepara o filme para o ajuste de contas.

David Twohy tem créditos de argumentista firmados em projectos tão díspares como O Fugitivo (1993), Waterworld (1995) e G.I. Jane(1997). Em A Perfect Getaway, assina o texto e a objectiva. O elenco é encabeçado por Steve Zahn e Mila Jovovich, mas é Timothy Olyphant quem mais se diverte, misturando a traquinice de A Miúda do Lado (2004) com a pose de Hitman (2007). Kiele Sanchez fecha o ramalhete principal, com Marley Shelton e Chris Hemsworth (o próximo Thor, da Marvel, para 2011) na peugada.

A Perfect Getaway 2009

2 comments: