Saturday, November 17, 2012

The Nature of the Beast, de Victor Salva


Mesmo um filme menor de Victor Salva (Clownhouse e Jeepers Creepers), aprendiz de Coppola e realizador maldito, é interessante. Representações sólidas de Lance Henriksen e de um inacreditavelmente magnético Eric Roberts trazem o suspense ao limiar do sustentável e a interrogação é clara: o que vai acontecer a seguir?
Escrito e realizado por Salva, este filme não teve o impacto de Duel (1972) ou The Hitcher (1986), mas não deixa de ser um superior encontro entre dois desconhecidos na aridez do deserto americano e as consequências de um estranho jogo de gato e rato. Somos brindados com dois factos, logo à cabeça: há um assassino em série à solta na região e alguém roubou um casino e está em fuga. Será possível que essas duas pessoas estejam a partilhar o mesmo carro, ignorando quem é o outro? E qual o crime que cada um cometeu, será aquele que imaginamos ou o inverso? Ou será coincidência e temos apenas um mero oportunista a tentar fazer a vida de um coninhas num inferno? 
Talvez haja a lamentar coincidências a mais (estradas cortadas e a carrinha do casal ganzado) ou as inconsistências que o desfecho comporta (quantas horas se respira dentro de uma cova?), mas aceita-se que sejam consideradas amolgadelas ligeiras que não depreciam o veículo. A barriga falsa de Henriksen é que se nota a milhas…
The Nature of the Beast 1995

No comments:

Post a Comment