Friday, August 10, 2012

The Tall Man, de Pascal Laugier


Depois do controverso e impressionante Martyrs (2008), Pascal Laugier anula-se completamente, com uma história desuspense de quinta categoria, passada numa terreola norte-americana perdida no pó, onde um dito Homem Alto rapta crianças às colheradas, sem que ninguém tenha pistas em relação à sua identidade ou ao paradeiro das vítimas. A finalidade do guião, também de Laugier, é simplesmente o de estabelecer um cenário e, a meio, trocar as voltas ao espectador, mudando inesperadamente de direcção, e pondo a narradora a explicar tudo no final.
Sabe a muito pouco. A reviravolta é inesperada, concede-se, mas todo o filme assenta exclusivamente nesse ponto de viragem, sem nada de interesse antes ou depois. Uma pitada de lenda urbana embrutecedora e bocejante, servida por uma apagada Jessica Biel, muito longe daquela que a Esquire elegeu como a mais bela caçadora de vampiros em 2005. E nem vale referir que a jovem saltou para o sucesso precisamente com um filme de terror, o remake deMassacre no Texas (2003), onde realmente se podia ver o filme só por ela. Se ao menos Laugier se tivesse deliciado mais com a construção narrativa, em vez de empurrá-la para o twist e daí varrê-la para baixo do tapete…
Ainda ficam por troçar os seguintes erros de palmatória: a heroína esconde-se no assento de trás do carro-patrulha do sheriff e mais tarde (ao fim de uma viagem) sai sorrateiramente… deve ser o único carro-patrulha da História com portas de trás que abrem por dentro. Muito pior do que isso, depois de a carrinha onde seguia ter embatido violentamente numa árvore e tombado, ela, que durante os últimos minutos do trajecto tivera um cão feroz a morder-lhe a canela, aventura-se no bosque sem coxear e, quando analisa o tornozelo, as marcas das dentadas são superficiais, apesar do grande volume do canídeo. Concluindo, sensações Phantasm e Jeepers Creepers são mera coincidência.
 
Tall Man 2012

No comments:

Post a Comment