Tuesday, November 15, 2011

Fear X, de Nicolas Winding Refn

Fear X baseia-se num dos poucos guiões para cinema escritos pelo novelista Hubert Selby Jr., autor de Última Saída Para Brooklyn eRequiem Para Um Sonho, ambos adaptados ao cinema. O fracasso de bilheteira do filme conduziu a companhia do realizador Nicolas Winding Refn à falência. Cabe analisar o fiasco.

Duas pessoas são assassinadas no parque de estacionamento de um centro comercial e o viúvo de uma delas, obcecado em desvendar o mistério por trás do atentado, assiste a dezenas de horas de gravações de vigilância, cataloga e documenta suspeitos. Tudo indica que a esposa estaria no sítio errado à hora errada, mas nada o demove da sua investigação. Até aqui, tudo bem. Num estilo próximo de David Lynch, Nicolas Winding Refn revela-se exímio na execução dos planos, com um rigor e planeamento que não descura um único detalhe. O mistério adensa de forma lenta, cativando o espectador pelo olhar pesado de John Torturro, pela frieza dos cenários e pelo minimalismo da banda sonora assente em ruídos.

Uma pista nova conduz o viúvo para fora do seu elemento, e aqui é introduzido um novo personagem, ao ponto de o original se perder no papel de parede. Esta cisão é tão drástica que se levanta a hipótese de o projecto ter sido rasgado em dois e cada metade entregue a uma equipa diferente, sem que o primeiro saiba como a história vai acabar ou o segundo como começou. Abandonado neste limbo, o espectador acaba por assistir à solução do mistério, mas de uma forma tão desconcertante que apetece deixar o filme a meio.

O dinamarquês Nicolas Winding Refn estreou-se na terra natal comPusher (1996) e foi precisamente o fracasso de Fear X que o obrigou a regressar ao tema e a dirigir mais dois capítulos de Pusher, de modo a salvar a sua produtora da bancarrota. Em 2011, venceria o Prémio de Melhor Realizador em Cannes de 2011, com Drive, masDestino de Sangue (2009) é a sua obra-prima até ao momento.

Spoiler Alert: Porque haveria o assassino de alugar a casa em frente da da vítima, se a morte desta não passou de um acidente, o facto de ter surgido em cena exactamente quando ele executava um agente da DEA corrupto?

Fear X 2003


No comments:

Post a Comment