Tuesday, November 15, 2011

Attack The Block, de Joe Cornish

Para um filme com miúdos a enfrentarem aliens, o verão de 2011 não vai ficar marcado por Super 8, o blockbuster de J.J. Abrams e a Steven Spielberg, mas por um pequeno filme britânico intituladoAttack The Block. Muito mais original e empolgante, a estreia de Joe Cornish na sétima arte é marcada por algumas escolhas arriscadas, a começar pelos heróis. Com acção situada na zona sul de Londres, um grupo de adolescentes encapuçados assalta ameaçadoramente uma mulher e, a seguir, movidos pela sua natureza violenta, matam à pancada o primeiro alien que encontram pela frente. Como se compreende, não é fácil encará-los com empatia, porque o primeiro impacto perante a sua atitude não pode ser senão o mais vigoroso desprezo. Eventualmente, porém, o inacreditável acontece: o humor e a acção levam a melhor sobre a audiência e torna-se involuntário torcer pelos rapazes, afinal vítimas das circunstâncias sociais.

Joe Cornish, que co-escreveu para Spielberg o guião de Tintin - O Segredo do Licorne (2011) e está a trabalhar actualmente no doHomem-Formiga para a Marvel, é primordialmente um comediante, nomeadamente no programa Adam and Joe, que teve quatro temporadas. Cornish tem trabalhado para a BBC como apresentador de rádio e sentou-se atrás das câmaras nas séries Modern Toss eBlunder (e um teledisco de Charlotte Hatherley), mas nada que preparasse para Attack The Block. O filme estreou em Maio na Grã-Bretanha, sem interessados pela distribuição norte-americana, mas o êxito inesperado reverteu a situação. Compreensivelmente.

Joe Cornish é amigo de Edgar Wright, realizador e argumentista deShaun of the Dead (2004) e Hot Fuzz (2007), e contribuiu para os DVDs de ambos com makinf ofs. Nesses dois filmes e em Attack The Block entra Nick Frost, que em 2011 não se cansa de extraterrestres, tendo rumado aos EUA para fazer dupla com Simon Pegg em Paul, onde acompanham o alien de Roswell numa caravana, em fuga ao FBI. Edgar Wright é outro co-argumentista de Tintin - O Segredo do Licorne (2011) .

Attack The Block é uma estreia de respeito. Tem suspense, aventura, uma história intrigante e bem humorada e efeitos especiais que mostram que a simplicidade e a economia podem andar de mãos dadas com a excelência. A presença dos aliens cinge-se ao mínimo, mas estes estão omnipresentes, através de um equilíbrio matreiro de sons e movimentos de câmara. Os efeitos especiais estiveram a cargo do estúdio holandês Fido, que incorporou CGI por cima dos homens em fatos peludos que compuseram os aliens junto dos actores. O pêlo dos fatos foi corrigido para parecer espicaçado e os dentes afiados são fosforescentes; não têm olhos. Parabéns pelo conceito, concretização e tudo o mais.

Attack The Block 2011


No comments:

Post a Comment